Serviço de Terraplanagem em São Bernardo do Campo

Isabella 21/02/2022 São Paulo SP

Quer saber como contratar o serviço de Terraplanagem em São Bernardo do Campo? Esse é um processo fundamental para a construção, uma técnica que auxilia diversos setores, especialmente o da construção civil, a concluir seus objetivos.

Mas muitas pessoas ainda não entendem como esse serviço funciona e o que é necessário para que seja contratado e executado sem problemas.

Continue lendo para saber como contratar esse método tão importante para a construção.

O que é Terraplanagem?

Primeiro, é necessário explicar que terraplanagem é uma técnica que consiste em cortar e retirar o excesso de terra de um ambiente a fim de deixar a região nivelada. Por sua vez, o material retirado é, muitas vezes, utilizado para cobrir outros espaços mais vazios de forma a deixar tudo plano.

Existem muitas maneiras de executar essa técnica, mas no geral são seguidas três etapas:

  • desmatamento: após conseguir a autorização dos órgãos responsáveis, a vegetação é retirada;
  • destocamento: retirada ou queimada do entulho;
  • limpeza: os resíduos são retirados do terreno.

Outro ponto importante é que a terraplanagem pode ser aplicada em diferentes projetos:

  • obras rodoviárias;
  • construções públicas e comerciais;
  • projetos residenciais
  • terrenos em aclive e declive.

Por que contratar serviços de Terraplanagem em São Bernardo do Campo?

Saiba que a terraplanagem é, de certo modo, a primeira maneira de garantir uma construção segura. Isso porque ela é responsável por preparar o terreno para receber toda a parte estrutural da obra. Ignorar essa etapa significa que é possível comprometer a aprovação da construção nas fases seguintes. 

Por isso, não realizar o serviço de forma correta pode levar à necessidade de retrabalho e consertos, podendo contribuir para extrapolar o orçamento ou atrasar o cronograma.

Tipos de serviços de Terraplanagem

Saiba que o processo de terraplanagem consiste em um serviço de cinco etapas: escavação, carregamento, transporte, espalhamento e compactação da terra. É fundamental notar que cada local tem as próprias características topográficas, que demandam adequações únicas.

Veja quais são os tipos de serviços realizados pela terraplanagem:

Desmatamento, destocamento e limpeza

Essa primeira etapa consiste em retirar do caminho tudo aquilo que esteja atrapalhando o início da nova construção. Pode ser necessário, por exemplo, demolir construções antigas ou fazer o desmatamento da área para remover a vegetação. 

Fazemos também o destocamento, a fim de retirar troncos, raízes e outros resquícios da vegetação. Por fim, a limpeza de fato, removendo todos os resíduos para deixar a área totalmente livre.

Escavação de material de 1 e 2 categoria

Compreende os de resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada e blocos de rocha, com diâmetro médio superior a 1,00m, ou de volume igual ou superior a 2m³, cuja extração e redução, a fim de possibilitar o carregamento se processem com o emprego contínuo de explosivos.

Escavação de material de 3 categoria

Compreende os materiais com resistência ao desmonte mecânico equivalente à rocha não alterada, e blocos de rocha com diâmetro médio superior a 1,00 m, ou de volume igual ou superior a 2 m³.

Compactação de solo

A compactação do solo ocorre quando as partículas do solo são pressionadas juntas, reduzindo o espaço poroso entre elas. Os solos fortemente compactados contêm poucos poros grandes, menor volume total de poros e, consequentemente, maior densidade.

Transporte de material de 1, 2 e 3 categoria

Também faz parte do processo transportar e descartar corretamente os materiais de 1, 2 e 3 categoria retirados do terreno.

Drenagem

O projeto de drenagem define e dimensiona as estruturas de captação, controle e condução de águas das chuvas, para que não danifiquem o corpo das rodovias. Assim, a drenagem de águas pluviais, essencialmente, é em um sistema formado por estruturas que ajudam tanto na remoção quanto no direcionamento da água.

Regularização de vias e pátios industriais

Tratamento de Talude

A estabilização de taludes é uma técnica recomendada para contenções, prevenindo ou remediando diversos problemas, como deslizamentos. A estabilização de taludes tem como função a melhoria do solo, por meio de drenagem, chumbadores, tirantes ou concretos projetados.

Quanto custa contratar uma empresa de Terraplanagem em São Bernardo do Campo?

Mas quanto custa realizar um trabalho de Terraplanagem? Ao fazer uma pesquisa rápida, você encontra que o preço médio é de R$7.595.

No entanto, saiba que esses preços são apenas uma estimativa. Para garantir os melhores valores, é importante fazer orçamento em diversos lugares, sempre levando em consideração a qualidade do serviço prestado.

Como contratar uma boa empresa de Terraplanagem em São Bernardo do Campo?

Ao pesquisar sobre os preços, o contratante precisa ter o projeto da área que será terraplanada e os volumes de material a serem movimentados.

Além disso, a construtora deve estar atenta à legislação, em especial sobre a necessidade de obter licença da secretaria de meio ambiente do município para a realização do serviço.

Terraplanagem em Guarulhos: Endereço e telefone

Você já tem mais noção sobre os serviços e valores do serviço de terraplanagem, agora o próximo passo é encontrar uma empresa para dar segmento ao seu projeto.

Confira alguns endereços e telefones de empresas de terraplanagem em São Bernardo do Campo:

Terraplenagem São Bernardo

Endereço: R. Olavo Bilac, 560 – Jardim Olavo Bilac, São Bernardo do Campo – SP, 09725-570

Telefone: (11) 91123-5962

MD Paschoim Terraplenagem

Endereço: R. Miosótis, 738 – Assunção, São Bernardo do Campo – SP, 09811-100

Telefone: (11) 3854-7917

Terraplanagem Pauliceia

Endereço: R. Pedro Paulo Celestino, 125 – Piraporinha, Diadema – SP, 09950-360

Telefone: (11) 4075-3185

Tecpavi Loc Terraplenagem Pavimentação e Locação

Endereço: Travess Cláudio Armando 180, SP

Telefone: (11) 4352-0162

Gostou das dicas? Não esqueça de deixar o seu comentário.

Outros artigos